quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

AQUECIMENTO

Como o frio insiste em não abrandar, deixo aqui minha opinião sobre sistemas de aquecimento que já usei e ou uso.

OS QUE GOSTO E USO NESTE MOMENTO:

Adoro este mini aquecedor portátil de parede. Já vem equipado com umas pecinhas e é de muito fácil instalação. Tem uns 60cm de comprimento por 30 de altura. Perfeito para casa de banho que é onde o uso. Não conhecia este modelo, foi-me oferecido ano passado no Natal e estou convencido quanto á sua competência.
Comandado por comando. Preço não chega aos € 40,00.
AQUECEDOR A GÁS: gosto porque proporciona um aquecimento imediato. Em breves instantes, toda a temperatura da divisão sobe gradualmente, podendo escolher um dos 3 níveis de aquecimento

O que uso vem equipado com um duplo sistema de corte de gás sempre que a chama se apagar ou se a percentagem de dióxido de carbono no ar exceder 1,5%. Têm ainda um sistema de segurança passiva que evita o contacto acidental com zonas quentes do aquecedor.

Como têm umas rodinhas pode-se deslocar com facilidade. Uso-o nos compartimentos sem ser meu quarto. Pois tenho ar condicionado lá.
Único senão é que como não tenho sensibilidade tenho que ter muito cuidado na distância que crio até aquecedor. Pois muito perto corro risco bem forte de queimaduras nos pés e pernas.
Parecem-me muito económicos se comparar a qualidade aquecimento/preço.

AR CONDICIONADO 12.000 BTUs: este sim é a perfeição. Infelizmente continuam caríssimos. Está instalado no meu quarto, com o comando controlo temperatura desejada. Perfeito para mim que não controlo temperatura corporal. Para tetras não há melhor. Pois ele controla a temperatura por mim. Faz o que meu corpo não consegue.
E de todos aquecimentos este é de longe o mais económica. Quase não se nota acréscimo na factura da electricidade mensal.

OS QUE NÃO GOSTO:

IRRADIADOR A OLEO: já usei, mas não gostei. Além de achar que demora uma eternidade a por um ambiente razoavelmente, quente gasta muito em relação ao que me proporcionou de calor.
IRRADIADOR A QUARTZO: aquecem bem, mas só pés. E tem que se estar mesmo em cima deles literalmente. Ora isso é queimadura na certa. Consumo deles também acho demasiado.

TERMOVENTILADOR: além de fazerem um barulho terrível, foi os que menos úteis achei. Usava-os na casa de banho, mas não aqueciam o suficiente.

LAREIRA: além do trabalho e preço da lenha (média de € 80,00 a tonelada). Sendo que num inverno gasto mais que uma tonelada.
Só aquece a parte do corpo que está de frente para a fogueira e com grandes riscos de queimaduras.

Tem que se levar em conta voltagens, potências, tamanhos, qualidade, etc, para que equipamentos referidos funcionem melhor ou não.

Somente me referi aos equipamentos que já experimentei o tempo suficiente para dar minha opinião e destaco que é somente minha opinião pessoal.

Porventura existirão outros melhores. Não os usei, não opinei.

Sem comentários:

Enviar um comentário